#02 - A DESCOBERTA

 Continuando a postagem anterior a esta, me deparei em uma encruzilhada totalmente diferente do que havia vivenciado antes na minha vida. Durante meus anos profissionais anteriores, havia uma perspectiva totalmente diferente da minha realidade naquele momento. A corrupção dos nossos governantes no RJ já vinha literalmente "matando" aos poucos a cidade  seus habitantes, até que então resolveram fiscalizar o que não era fiscalizado corretamente antes, tendo como consequência uma paralisação total na falta de investimento e de credibilidade no mercado, tendo como consequência assim o desemprego de milhares de brasileiros no estado e no país. Então como sobreviver ? Pouquíssimas idéias me ocorreram, fiquei sentado na minha mesa na sala tentando descobrir uma forma de gerar renda. Enquanto não encontrava minha saída, fui em busca de serviços pequenos como reformas, laudos e etc que são característicos da minha carreira. Consegui trabalhar desta forma durante um tempo, porém a concorrência daqueles que estavam no mesmo barco que eu era grande, não foi fácil. Muitos clientes precisando investir em seus negócios, buscam orçamentos que caibam em seus bolsos, porém a quantidade de profissionais e os "não profissionais" é muito grande. Durante uma conversa com um colega na faculdade em torno do ano de 2010, comentamos sobre uma possibilidade como esta, de uma possível crise no mercado e um inchaço em nossa área, como nossa mente viaja em possibilidades, por outro lado é algo que não há como escapar, todas as profissões podem passar por uma singularidade desse calibre.

   Quando se há a necessidade de se fazer dinheiro rapidamente, prestação de serviços tem um lado incomodo, o intervalo entre o término dos serviços prestados e o bendito pagamento. Nossa, como demora e é altamente estressante você entregar um trabalho que envolveu material e mão de obra e na hora de receber por aquilo que você se empenhou, o risco de calote te assombra, mas não é momentâneo não, é até receber, se receber. Fiquei por diversas vezes em uma angústia tremenda, porque as contas não te esperam, elas simplesmente vem e com força. Elas não querem saber se você está apertado, ou se você teve algum contratempo, elas simplesmente vem e ai de você não pagar, terá suas consequências.

   Depois de um tempo, percebi que tinha que dar uma atenção especial em como gerar renda mais rapidamente, desta vez fora da minha profissão. Doido não é mesmo ? você estudar sete anos da sua vida, pagando em torno de mil reais todos os meses, com sonhos de atuação naquilo que você se imagina e de repente você vê que tem que mudar de direção, não foi fácil. Muitos colegas que estudaram comigo ou que tiveram um certo contato durante minha formação que se encontravam na mesma situação que eu, pesavam o mesmo, mas não aceitavam que tinham que tomar outra direção, senão aquela que haviam se empenhado e estudado. Sei como se sentem, porém é nítido que o ego e o status social falam mais alto em suas mentes do que em qualquer outra necessidade existente ou de qualquer natureza pelo qual estejam passando. O status é o principal fator. Imagine só você ser reconhecido por sua família por ser um Engenheiro, com todo aquele ar de que seu nível social está aumentando a cada ano e de repente você se dedica a fazer outra coisa, isso mexe com sua cabeça. E se você não estiver preparado para lidar com isso, você cai, mas cai feio.

   Comecei a ter um contato breve com um vizinho meu que era representante comercial de uma empresa pouco conhecida no RJ de suplementação, onde eu comprava com ele para consumo próprio, consegui economizar um "trocado" nesse período. Porém ideias começaram a "brotar" na minha cabeça, tais como vendas. Mas espere, eu vendedor ? Foi o que fiquei me perguntando em alguns dias, até que trouxe a ideia para minha esposa. Como sempre, ela me apoiou e não me questionou muito, simplesmente me apoiou. Cara que companheira que eu tenho, deu para notar nitidamente que seu apoio a tudo que eu fazia me dava uma tranquilidade que eu precisava para seguir em frente. E foi o que eu fiz. Eu já gostava dessa área da saúde porque eu já frequentava musculação já ha um ano e cansava de gastar umas centenas de reais todo santo mês em produtos, então porque não tornar este habito em dinheiro ? Comecei com um entusiamo tremendo, procurei meu vizinho e o convoquei para uma reunião em minha casa, onde acertamos tudo para eu tocar o negocio, o meu negocio próprio. Cara, quem poderia esperar por isso ? Eu mesmo não me imaginei ser um vendedor. Porém, pare para pensar um instante, nós mesmo trabalhando sobre regime CLT, que cada vez mais está sendo desacreditado por mim, não estamos atuando como vendedor ? pense bem, você possui um chefe ? possui um setor a quem se dirigir e fazer com que o processo não pare no seu trabalho ? Então meu amigo, você é um vendedor e não sabe. Você vende serviços, isso mesmo. Se você presta um determinado serviço para um funcionário na sua empresa para que o processo de qualquer coisa não pare, este funcionário é seu cliente interno. Eu nunca tinha imagino deste angulo, enfim, todos somos vendedores.

   Cara, só de relembrar este início, fico imaginando como foi difícil mudar minha mentalidade de funcionário para ser dono do seu próprio negócio, mesmo sendo pequeno.

   Vou dar uma pausa neste momento, porque preciso ir abastecer meu carro para trabalhar amanha cedo, isso mesmo, que preguiça, puta que pariu. Cara que vontade de escrever um conto, de repente uma ficção ou um romance talvez. Romance ? Puta merda, nunca imaginei pensar isso, parece assunto de escritores americanos em filmes pelos quais assistimos nos cinemas ou no "Netflix". De engenheiro, vendedor e agora escritor de blog, quem poderia imaginar ? Eu com certeza estou no fim dessa fila.

   Até a próxima postagem...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#01 - PILOTO

#03 - SURREAL